A PAIXÃO DE CRISTO / The Passion Of The Christ



"The Passion Of The Christ"
Drama
EUA, 2004
Realização: Mel Gibson
Actores: James Caviezel, Maia Morgenstern, Monica Bellucci, Mattia Sbragia, Hristo Naumov Shopov, Claudia Gerini, Luca Lionello
Cor
127 minutos


Os momentos finais da vida terrena de Jesus. Todos nós conhecemos, com maior exactidão ou não, os factos, que não encerram, então, grandes novidades para o próprio filme.

O aspecto mais relevante da película é o forte impacto visual que Gibson empregou, emprestando uma brutalidade, nunca antes vista em outros filmes sobre Cristo, na caminhada de Jesus para a cruz. Sendo essa sua caminhada marcada, no filme, pelo "aclarar" de culpados no julgamento sumário e final de Jesus.

Na perspectiva católica, parece ser a procura obstinada da fé. A sua renovação. Mesmo o reforço dela. Por isso o Vaticano já deu a sua opinião que o filme respeita os factos históricos.

Sinopse

"A Paixão De Cristo" é um filme acerca das últimas doze horas da vida de Jesus de Nazaré. O filme começa no Jardim das Oliveiras (Getsémani), onde Jesus foi rezar depois da Última Ceia com os Apóstolos. Jesus resiste às tentações de Satanás.

Traído por Judas Iscariotes, Jesus é preso e levado para a cidade de Jerusalém, onde os sacerdotes fariseus O confrontam com acusações de blasfémia. O resultado do julgamento é a condenação à morte.

Jesus é levado perante Pilatos, o governador romano da Palestina, que ouve as acusações levantadas contra Ele pelos fariseus. Apercebendo-se de que o problema é político, Pilatos submete-se à decisão do rei Herodes.

Herodes não reconhece culpa em Jesus e reenvia-O a Pilatos, que pede à multidão que escolha um prisioneiro para libertar: Jesus ou Barrabás. A multidão escolhe que Barrabas seja libertado e condena Jesus.

Jesus é entregue aos soldados romanos e flagelado. Irreconhecível, é trazido de novo a Pilatos, que O apresenta à multidão, perguntando se tal castigo tinha sido suficiente. A multidão pede a crucificação de Jesus. Pilatos lava as mãos, ordenando aos seus homens que façam o que a multidão deseja.

A cruz é entregue a Jesus e ordenam-Lhe que a leve pelas ruas de Jerusalém, até um local chamado Gólgota. Jesus é pregado na cruz e sofre a Sua última tentação - o medo de que o Pai o tivesse abandonado.

Ultrapassado esse medo, olha para Maria, Sua Santa Mãe, e pronuncia a frase que apenas Ela pode compreender totalmente, "tudo está consumado". De seguida, dirige-se ao Pai: "nas Tuas mãos entrego o Meu espírito".

No momento da Sua morte, até a Natureza se perturba.

Trailer

A minha classificação: 8/10

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi este filme no cinema, e vi imensa gente a chorar e uns até gritavam. Adorei o filme,e a maneira como foi filmado.
Engraçado que era um filme em que sabiamos a história e como acabava, e mesmo assim surpreendeu-me.
Na altura escrevia num fórum famoso de cinema, e dei a nota mais alta até então (dei 17 de a 0 a 20).
De 0 a 10 daria um 8.

Red Dust disse...

Fui ver o filme com a minha esposa e o meu sogro. O homem saíu 'escandalizado' com tanto sangue.

Se existiu tamanha violência nunca o saberemos...

Tendo ou não fé, é uma perspectiva importante (de Mel Gibson) para compreender quem foi Jesus Cristo.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...