A CAIXA



"A Caixa"
Comédia
Portugal/França, 1994
Realização: Manoel de Oliveira
Actores: Luís Miguel Cintra, Glicinia Quartin, Ruy de Carvalho, Beatriz Batarda, Diogo Dória, Isabel Ruth, Filipe Cochofel, Sofia Alves, Miguel Guilherme, Rogério Samora, Duarte D'Almeida
Cor
93 minutos


Um filme diferente da habitual linha de Manoel de Oliveira. Uma crítica acérrima à nossa sociedade, mas com um toque de humor trágico à mistura. Luís Miguel Cintra no papel do ceguinho está em grande.

«Abordo um outro estrato da sociedade, um outro lado da vida, mas o homem é sempre o mesmo. Haverá sempre o sexo para dar continuidade à vida, e o dinheiro, que é o poder. O que faz a diferença, é o particular sabor dos seres, e gostei destas personagens populares porque estão sem máscara, podemos ler a vida nos seus olhos como num livro aberto. De origem, há a peça de um dos meus amigos, Prista Monteiro, que me propôs montá-la em teatro. Mas sinto-me mais protegido atrás de uma câmara, e assim tornou-se num filme. O filme não trai a peça, mas integrei-lhe algumas coisas e pessoas que a realidade me dava. É um pequeno retrato, não realista, da natureza humana.»

Manoel de Oliveira in Nice Matin

Sinopse

Nas escadinhas de um bairro pobre, reside um cego que vive quase exclusivamente das esmolas que os transeuntes depositam na sua caixa, o seu meio de sustento, e que já por uma vez lhe foi roubada.

O pobre cego mora com a filha, que além dos trabalhos domésticos tenta ganhar algum dinheiro passando roupa a ferro para fora, e com o homem dela, um marginal desempregado, como quase todos os seus amigos.

O dinheiro da caixa garante a sobrevivência dos três e, quando ela é roubada pela segunda vez, o caso transforma-se num grande conflito que termina em tragédia.

A minha classificação: 8/10

Sem comentários:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...