DOZE HOMENS EM FÚRIA / Twelve Angry Men



"Twelve Angry Men"
Drama

EUA, 1957
Realização: Sidney Lumet
Actores: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley, E. G. Marshall, Jack Warden, Martin Balsam, John Fiedler, Jack Klugman, Edward Binns, Joseph Sweeney, George Voskovec, Robert Webber
P/B
95 minutos


Tenso, intenso, obstinado, persuasivo e surpreendente. Um filme-marco nas fitas de tribunal.

No final de um julgamento de homicídio, os 12 homens que integram o júri procedem à contagem dos votos de culpado ou inocente e ao contrário do que se esperava, descobrem que um deles considera que o réu pode estar inocente. Os outros membros do júri insistem na culpabilidade do réu e mostram-se relutantes em reexaminar o caso, mas o jurado nº 8 mostra-se inflexível.



A minha classificação: 9/10

2 comentários:

Wally disse...

Um dos melhores filmes de todos os tempos. É incrível o que Lumet conseguiu fazer aqui. Este é seu mais fenomenal filme. 5 estrelas sem sombra de dúvida. Poucas vezes o cinema foi tão intenso utilizando-se apenas de um ambiente e de diálogos dos mais incisivos. BRILHANTE!

Ciao! ;)

Bruno Pongas disse...

Simplesmente brilhante, tudo é pensado com minúcia, desde os entraves da história até a música – que se encaixa perfeitamente nos momentos certos. Tudo isso o torna uma obra-prima da história do cinema. É triste que uma trama como essas tenha levado poucos prêmios para casa, mas fica o registro de um dos melhores filmes da história do cinema americano e um dos melhores que eu já vi na minha vida.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...