TEMPOS DE VERÃO / L'Heure D'Été



"L'Heure D'Été"
Drama
França, 2008
Realização: Olivier Assayas
Actores: Juliette Binoche, Charles Berling, Jérémie Renier, Edith Scob, Dominique Reymond, Kyle Eastwood
Cor
103 minutos


A alegria reina na casa de Hélène Berthier. Comemora 75 anos e a família reúne-se para confraternizar e recordar os velhos tempos. Dois dos filhos, Adrienne e Jérémie, trabalham no estrangeiro, enquanto que Frédéric é economista em Paris. Hélène, sobrinha do pintor Paul Berthier, sabe que o seu tempo de vida está a acabar, pelo que há muito pensa o que fazer com as obras de arte da família. Grande parte da sua existência foi dedicada a preservar a obra do tio. Alguns meses depois, Hélène morre, instalando-se um vazio familiar naquele momento em que os três filhos têm de decidir o que fazer ao valioso espólio deixado pelo tio-avô.



A minha classificação: 8/10

2 comentários:

Caio disse...

Que bom que gostou, é o seu primeiro filme do Assayas, não é?

Esse qui foi um dos três melhores do ano de 2009 pra mim, e ainda considero o mais fraco dos que vi do diretor. Mas é uma obra de muita essência.

Considero ele o melhor cineasta contemporâneo, só faz obras-primas.

Red Dust disse...

Apesar de ser um realizador já com uma vintena de filmes, é realmente a minha estreia com ele. A 'ditadura americana' faz as suas leis. Ou se compram os dvd's de filmes de outros países (nada fácil e caro) ou está-se condicionado ao que aparece no mercado de aluguer ou na televisão.

Esta é uma obra simples, mas com muitos sentimentos de nostalgia. Um estilo muito chegado às características do português, muitas vezes a lamentar-se do seu fado.

Abraço.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...