O QUEBRA-CORAÇÕES / Le Retour Du Héros


"Le Retour Du Héros"
Comédia
França/Bélgica, 2018
Realização: Laurent Tirard
Actores: Jean Dujardin, Mélanie Laurent, Noémie Merlant, Christophe Montenez, Evelyne Buyle, Christian Bujeau
Cor
87 minutos

França, princípio do século XIX. Durante o Império Napoleónico, o capitão Charles Gregory Neuville pede a mão de Pauline Beaugrand, uma jovem da nobreza. Logo a seguir, recebe ordens para partir imediatamente para a guerra. Desconsolado, promete à sua noiva escrever-lhe todos os dias. 

O tempo vai passando, sem que Pauline receba qualquer notícia do seu amado. É então que Elisabeth, irmã dela, decide escrever, ela mesma, as cartas de amor do noivo ausentado. Esta correspondência, que revela o talento e a imaginação transbordante de Elisabeth com voltas e reviravoltas heróicas, torna-se famosa não apenas no seio da família, mas em todo o palácio. Ao perceber que terá ido longe demais na sua loucura, a rapariga prepara terreno para que a irmã perceba que o seu amado terá perecido em combate. 

Pauline, sem novas do seu amado durante vários meses, assume que terá morrido. Os anos passam e ela constitui família. Até que, numa ida ao mercado, Elisabeth se depara com Neuville, que mais se parece com um vagabundo do que com o herói imaginado nas suas missivas. Ele explica-lhe que desertou do exército mas que tem intenções de voltar a contactar a sua ex-noiva. Quando ela lhe explica que todos o julgam morto de forma heróica, ele aceita partir (com algum dinheiro) e nunca mais regressar. 

O problema surge quando, alguns dias mais tarde, ele se apresenta em casa dela com o seu uniforme de capitão. A família acolhe-o triunfalmente, ávida por ouvir da sua boca as grandes façanhas do passado… que ele não tarda a inventar.

A minha classificação: 7/10

Sem comentários:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...