CENTURIÃO / Centurion


"Centurion"
Acção/Aventuras
Grã-Bretanha/França, 2010
Realização: Neil Marshall
Actores: Michael Fassbender, Dominic West, Olga Kurylenko, Noel Clarke, Liam Cunningham, David Morrissey, Riz Ahmed, JJ Feild, Dimitri Leonidas, Imogen Poots, Lee Ross, Paul Freeman, Dave Legeno, Rachel Stirling, Ulrich Thomsen
Cor
93 minutos

Quintus, o único sobrevivente de um ataque selvagem a uma fortificação romana de fronteira, na Inglaterra dos primeiros anos da era Cristã, é resgatado pela IX Legião do General Virilus e junta-se à missão de exterminar as terríveis tribos conhecidas como Pictos. Quando a Legião sofre um ataque surpresa e Virilus é capturado, Quintus e os poucos soldados que restam acabam por lutar pela sobrevivência em campo inimigo enquanto procuram salvar o seu General, escapar ao inimigo, à tortura e à morte certa.

A minha classificação: 7/10

2 comentários:

plays no souncloud disse...

Esse filme é muito legal !

Filipe Neto disse...

Este filme é baseado no misterioso desaparecimento da IX Legio Hispana, uma das legiões romanas. Sabemos que permaneceu muito tempo na Grã-Bretanha, mas o seu desaparecimento dos registos sem qualquer explicação suscitou várias especulações. É exactamente isso que o filme faz, criando uma história em que se aproveita a melhor hipótese conhecida para esse desaparecimento: o massacre da legião em combate. Muitos estudiosos discordam e você pode encontrar bastante literatura sobre o assunto pelas mãos de historiadores notáveis, mas o facto é que a história criada para o filme é plausível, o que ajuda a criar uma sensação agradável de precisão histórica, com concessões compreensíveis quando o efeito dramático ou questões pragmáticas prevaleceram. Uma das coisas que me chamou a atenção foi a semelhança cristalina da batalha representada no filme com a desastrosa Batalha da Floresta de Teutoburgo, onde o General Varo perdeu a vida e as suas legiões no tempo de Augusto. Foi, de facto, uma boa sequência de acção, com toques de realismo que só pecaram pelo exagero de sangue falso.

O elenco é muito bom. Michael Fassbender é convincente no papel de um centurião, que sobrevive à carnificina e tenta voltar. Menos feliz foi a ideia de fazer com que cada um dos soldados sobreviventes viesse de uma região do império. Nós já vimos este cliché antes, eu acredito que tenha sido usado no filme de 2004 "Rei Arthur", mas posso estar errado (falo com base na minha falível memória). De qualquer forma, a ideia parecia falsa. Dominic West, Ulrich Thomsen e Imogen Poots também fizeram um bom trabalho, mas foi a performance arrebatadora de Olga Kurylenko que dominou o filme. Ela interpretou uma mulher extremamente cruel e maliciosa, que decidiu dedicar a sua vida a vingar-se dos romanos. Esta máquina de matar bárbara era um inimigo intenso e contrastava com a humanidade da personagem Poots, uma mulher com um passado de dor, mas gentil e de quem nós instintivamente gostamos.

Os valores técnicos e de produção também me pareceram bons. Ao contrário da tendência actual, o filme quase dispensou a tela verde e filmou em locações, o que é um ponto positivo. As sequências de acção e luta são boas, realistas o suficiente e só prejudicadas, como disse, pelo exagero de sangue falso que me lembrou o filme "300", onde critiquei claramente a ênfase no sangue. É claro que uma batalha precisa de sangue, mas não podemos exagerar, por excesso ou por defeito. Eu realmente gostei da cinematografia. Foi capaz de transmitir a sensação de período, bem como o frio intenso. Os tons de cor são excelentes e o contraste adequado. A única nota negativa é a banda sonora. Cumpre o seu papel, mas acaba por ser esquecível.

Para resumir, o filme é muito bom e consideravelmente melhor que outros filmes ("Braveheart", "Rei Arthur" etc.) do mesmo estilo, mas que acabaram mais famosos e com maior visibilidade. Historicamente realista, não descreve nenhum facto histórico mas uma teoria em discussão, então não acredite inteiramente na história que conta, lembre-se que este não é um documentário. Divertido, é um bom filme para quem gosta de história e do período romano, ou simplesmente para quem gosta de uma boa aventura ou filme de acção.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...