DIANA / Diana


"Diana"
Biografia/Drama
Grã-Bretanha/França/Suécia/Bélgica, 2013
Realização: Oliver Hirschbiegel
Actores: Naomi Watts, Naveen Andrews, Douglas Hodge, Charles Edwards, Geraldine James, Juliet Stevenson, Cas Anvar, Daniel Pirrie, Michael Byrne, Art Malik
Cor
110 minutos

Um retrato de Diana, Princesa de Gales, durante os dois últimos anos da sua vida. O filme é uma história de amor que relata a forma como o encontro da verdadeira felicidade pessoal permitiu a Diana alcançar os seus marcantes sucessos, enquanto embaixadora de grandes campanhas humanitárias.

A minha classificação: 6/10


1 comentário:

Filipe Neto disse...

Quando eu ouvi falar sobre este filme pensei que seria um filme mais ou menos biográfico, como os que já foram feitos para outras personalidades britânicas da mesma altura (nomeadamente "A Rainha" e "Dama de Ferro", numa tendência generalizada para fazer filmes sobre figuras britânicas das décadas recentes). Mas este filme está longe disso.

Na verdade, não sei bem como olhar para este filme. Sei que é um drama, mas está longe de ser biográfico porque não é capaz de contar decentemente a vida daquela que foi Diana Spencer, mas que ficou para a história como Diana, princesa de Gales, após se casar com o herdeiro da coroa britânica. Se não tivermos a sua vida presente na nossa memória à medida que vemos o filme, sairemos da sala sem o entender. O filme explica muito pouco e dá mais ênfase aos acontecimentos logo após a separação do casal real. E, vamos ser sinceros, muitos de nós, que não somos britânicos, já não se lembram mais da vida dela. Mais de vinte anos se passaram desde a sua morte e quase ninguém tem memória de elefante.

Naomi Watts assegura muito bem o papel principal. Ela é uma boa actriz e foi certamente uma aposta sólida do diretor, Oliver Hirschbiegel. A sua semelhança física com a falecida princesa é evidente e foi bem utilizada, mas falta-lhe o bom roteiro e os diálogos sólidos que lhe dariam uma qualidade que, desta forma, não foi capaz de atingir.

De qualquer forma, e visto que Diana é uma personagem tão querida de tantas pessoas até hoje, foi preciso ter coragem para fazer este filme, pelo que posso considerar que foi um esforço digno de mérito, mesmo que tenha acabado por fracassar naquilo que era essencial.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...