O VINGADOR SEM PIEDADE / The Bravados


"The Bravados"
Western
EUA, 1958
Realização: Henry King
Actores: Gregory Peck, Joan Collins, Stephen Boyd, Albert Salmi, Henry Silva, Kathleen Gallant, Lee Van Cleef
Cor
94 minutos

Jim Douglas chega a uma pequena cidade no dia anterior ao enforcamento de quatro foras-da-lei. Ele tem estado no seu encalço há seis meses, acreditando que violaram e mataram a sua mulher. Mas horas antes da execução, os quatro homens escapam levando uma jovem e bonita mulher como refém.

Assim começa uma corrida mortal a caminho da fronteira com o México. Ao comando do pelotão de perseguição, Douglas encurrala os criminosos uma a um, até que uma estonteante e poderosa conclusão revela um terrível segredo que transforma a sede de vingança de Douglas em desespero pela sua salvação.

A minha classificação: 8/10


1 comentário:

Dean disse...

THE BRAVADOS é uma obra temperamental e brutal que, em muitos aspectos, antecede o humor cínico dos westerns posteriores dos anos 60 e 70. Gregory Peck é a estrela de um homem decidido a se vingar dos quatro homens que estupraram e assassinaram a sua esposa. Os bandidos (Stephen Boyd, Albert Salmi, Henry Silva e Lee Van Cleef) estão presos no Rio Arriba esperando para serem enforcados, e Peck está lá para testemunhar o feito. Os prisioneiros escapam, no entanto, e Peck torna-se um membro obcecado do pelotão enviado para caçá-los. Esta é outra colaboração frutífera entre Peck e o diretor Henry King, também fizeram THE GUNFIGHTER e TWELVE O'CLOCK HIGH juntos. Este não é o Gregory Peck que conhecemos e amamos! Ele é temperamental, taciturno, cheio de raiva e implacável na sua perseguição aos vilões. A brutalidade do filme pode ser um choque para os espectadores, mas a sua aspereza torna-o um precursor dos filmes de Sergio Leone / Clint Eastwood, quase uma década depois. O facto de Lee Van Cleef ter um papel secundário importante torna a conexão ainda mais forte. Há também uma reviravolta mesquinha, mas lógica, na história que torna THE BRAVADOS um dos westerns mais importantes dos anos 1950.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...