Nos cinemas em 04 de Dezembro de 2014
"Double Play: James Benning And Richard Linklater"
Documentário/Biografia
França/Portugal/EUA, 2013
Realização: Gabe Klinger
Cor
70 minutos
Em 1985, o antigo operário petrolífero Richard Linklater fundou um cineclube em Austin, no Texas, com o fim de exibir cinema de autor clássico e filmes experimentais para uma comunidade nascente de cinéfilos.
Eventualmente estabelecendo-se como associação sem fins lucrativos, a recém-baptizada Austin Film Society reuniu dinheiro suficiente para pagar o bilhete de avião do seu primeiro cineasta convidado forasteiro: James Benning, natural de Milwaukee, na altura sediado em Nova Iorque. Aceite o convite, Benning encontrou-se com Linklater e os dois imediatamente começaram a desenvolver laços pessoais e intelectuais que conduziram a subsequentes projeções e encontros.
Desde o final dos anos 60, Benning tinha criado filmes de estrutura não-narrativa, em grande medida sozinho, ao passo que Linklater tinha acabado de fazer as suas primeiras curtas em 8 e 16 mm. Os cineastas continuaram íntimos apesar das respetivas carreiras terem divergido enormemente.
Após o sucesso de culto de Slacker (1991), Linklater viria a rodar filmes narrativos de grande orçamento com fundos de Hollywood. Benning, por seu lado, permaneceu fiel às suas raízes modestas e é uma figura praticamente desconhecida na cultura cinematográfica de massas. Em colaboração com o lendário produtor André S. Labarthe — um dos co-criadores da série de televisão francesa, há muito em emissão, «Cinéma, De Notre Temps» (Cinema Do Nosso Tempo) — o professor de estudos fílmicos Gabe Klinger propôs-se documentar a amizade única entre Benning e Linklater, no decurso de alguns dias em Austin e Bastrop, no Texas, enquanto os dois cineastas apresentaram os filmes de Benning na Austin Film Society, jogaram beisebol na casa de Linklater, visitaram antigos locais de rodagem e partilharam recordações durante longas refeições e caminhadas. Ao combinar este novo material filmado com extensos elementos de arquivo, «Jogo Duplo» procura encontrar as semelhanças entre Benning e Linklater, ao mesmo tempo que contrasta as respectivas disparidades.
Texto: Nitrato Filmes
SETE LONGAS-METRAGENS VISTOS NO 34º CINE CEARÁ
-
Neste ano tive a honra de ser convidado pela Abraccine – Associação
Brasileira de Críticos de Cinema a integrar o júri da crítica do Cine
Ceará, junto aos ...
Há 2 minutos
Sem comentários:
Enviar um comentário