A TROCA / Changeling



"Changeling"
Drama
EUA, 2008
Realização: Clint Eastwood
Actores: Angelina John Malkovich, Jeffrey Donovan, Michael Kelly, Colm Feore, Jason Butler Harner, Amy Ryan
Cor
136 minutos


Los Angeles, 1928. Christine Collins é uma mãe solteira, trabalhadora e que nutre um amor do tamanho do mundo pelo seu filho Walter. Um dia, tragicamente, o pequeno Walter desaparece sem deixar rasto. Christine não perde as esperanças de voltar a ver o seu filho. Passados cinco meses a feliz notícia do seu aparecimento chega, mas quem Christine encontra não é o seu filho. Aí começa a sua tormenta contra uma polícia corrupta, inapta, de fachada que, seja qual for a forma, quer impor um desconhecido a uma mãe destroçada ou mesmo silenciá-la para não admitir o seu erro.



A minha classificação: 9/10

13 comentários:

  1. Nao vi esse filme, mas a sinopse realmente é muito boa e com a Jolie então, vou ver se acho na locadora :D obrigado pelo comentário no meu blog, vou seguir aqui! Vlw

    ResponderEliminar
  2. Não sabia desse filme, agora que li a sinopse e vi que é a com a Jolie vou atrás na locadora xD vlw pelo comentário no meu blog, to seguindo aqui ja :D te mais.

    ResponderEliminar
  3. 9? Achei longo e diluido, sem o impacto de outros dramas recentes do diretor, mas os aspectos técnicos são top-notch.

    ResponderEliminar
  4. Caso para dizer, se não fosse a presença da Angelina o filme levava um 10 :D
    Como vai a vida, caro Red? Não tenho tido hipotese de passar por aqui. Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com a classificação. É uma excelente obra de Clint Eastwood e não percebo porque foi tão posta em causa pela crítica.

    ResponderEliminar
  6. Até ver, e quanto a mim, este é o segundo melhor filme do ano. Dou-lhe mesmo a nota máximo. Cru, frio e um verdadeiro soco no estômago. É cinema como só CLint sabe fazer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Thiago: foi um filme muito focado nos últimos tempos, inclusive com 3 nomeações para os Óscares. A não perder.

    Gustavo: parece-me uma classificação bem merecida, a fazer justiça às grandes produções melodramáticas dos anos de ouro de Hollywood. Pelo menos eu fiquei com esse gostinho.

    Ângela: tudo vai correndo bem. O 'terrorista' da casa continua a pôr-me os nervos em franja, o que é sempre bom sinal, claro, e, profissionalmente, nem tenho visto sinais da dita crise financeira, bem pelo contrário.

    Então e as vistas madeirenses? Ontem passei pelo The Blogfather e vi que estás em modo pausa. Também é bom para descansar.

    Quanto à Angelina... lá estás tu a implicar com ela... :)

    Tiago: antigamente dava crédito à crítica. Agora pouco ligo. Parecem-me muito mais acertadas as opiniões dos nossos amigos bloggers e do pessoal em geral.

    Fifeco: poderia ser uma história simples sobre uma mãe, mas vai muito mais longe ao conseguir focar uma sociedade quase toda ela sobre o jugo de um poder corrupto. Eastwood tem grande mestria na sua realização e conta com uma Angelina completamente inspirada.

    Tenham todos um óptimo domingo.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com a classificação, aliás fora precisamente a mesma que dera na minha crítica! Eastwood e Angelina no seu melhor, é pena o pouco destaque a Malkovich.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Ah, não sabia da existência de um terrorista. :D Parabéns. :) Isso da crise é muito bom, qualquer momento em que queiras partilhar algum dinherito lembra-te de mim :D Já agora, fazes o quê?

    Quanto à Madeira, isto é fantástico, fantástico, fantástico. Em termos de paisagens, meu Deus, não há nada assim. Em termos de pessoas, não sei se tive muita sorte, mas sei que são excelentes. Excelentes :) Quando tiveres oportunidade dá cá um salto. Volto na próxima sexta. Sadly :)

    Quanto à Angelina neste filme é muito fácil imitá-la. É manter a boca meia aberta e dizer 'I want my son back.' e pronto. Não posso com ela :D

    Beijo*

    ResponderEliminar
  10. Não sei se chegou aí o comentário :S (vou tentar escrever de novo)
    Não sabia da existência do terrorista, parabéns :)
    Em relação à crise, quando quiser partilhar algum dinheirito não se esqueça cá da amiga :D que é que fazes mesmo?

    Quanto à Madeira, estou a adorar isto. É lindo. Em termos de paisagens não há nada assim. Em termos de pessoas, não ser se tive muita sorte ou se são mesmo assim, a verdade é que as pessoas são excelentes. Se tiveres oportunidade, não penses muito. :)

    Quanto à Angelina é muito fácil imitar a prestação dela neste filme, é abrir a boca um bocadinho e dizer 'I want my son back.' e pronto. Enfim... Não posso com ela :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Jackson: a história foi muito bem escolhida. Eastwood não tem, como é habitual, medo de apontar os defeitos à sua América. A sua realização, mesmo com um tema muitas vezes pesado, revela serenidade. Para mim é um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos.

    Ângela: o 'terrorista' tem perto de 3 anos. Felizmente que de saúde, tirando umas otites e umas tosses mais fortes, tem corrido razoavelmente bem. Mas, depois, temos um rapazinho tão teimoso, tão obstinado, como nunca vi... :)

    Então não sabes que sou agente secreto? Agora passo a não ser tão secreto... :)

    Ainda ontem dei umas lições ao Daniel Craig. O moço está cada vez melhor como 007. Fui eu que lhe ensinei tudo!!!!! :)

    Quanto à nossa ilha (ai se o AJJ me lê...), só a visitei uma única vez. E já foi no século passado. Deve estar imensamente mudada.

    Fiquem bem!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Clintão é o último grande mestre do cinema americano. A mistura perfeita do cinema clássico com o contemporâneo. E o mise èn scene de A Troca é perfeito!

    ResponderEliminar
  13. Aproveita e traz cá o pequeno. Estou a estagiar no Parque Temático que, normalmente, faz as delicias tanto dos miudos como dos graudos. Iam adorar :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar