
"Tropa De Elite"
Acção
Brasil, 2007
Realização: José Padilha
Actores: Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Maria Ribeiro, Fernanda Machado
Cor
115 minutos
«TROPA DE ELITE» é um olhar intenso e surpreendente sobre as notórias favelas do Rio de Janeiro, os bairros de lata voláteis nas orlas da cidade.
O filme desenrola-se em 1997 e apresenta uma visão intimista sobre a vasta e intrincada teia de corrupção da cidade.
As milícias traficantes de droga têm controlo virtual dentro das favelas enquanto a polícia enceta as suas iniciativas criminosas no exterior.
A força de elite BOPE (Batalhão de Operações Especiais) combate o tráfico de drogas – mas manter a ordem tem o seu preço.
As suas acções tornam difícil a distinção entre o bem e o mal e entre a justiça e a vingança.
Enquanto o Capitão da Força BOPE, Nascimento (Wagner Moura), é confrontado com uma dura crise: para além da pressão da luta existente nas zonas de guerra, a sua mulher está prestes a dar à luz o seu primeiro filho pelo que tem de encontrar um substituto e treiná-lo rapidamente para escapar à violência diária.
Dois dos novos recrutas da força, Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro), são amigos de infância: um é rápido no gatilho para manter a ordem e o outro recusa-se a comprometer os seus ideais.
Juntos são o substituto perfeito. Separados poderão não conseguir sobreviver...
Realizado por José Padilha («BUS 174»), e escrito por este, pelo nomeado pela Academia® Bráulio Mantovani («Cidade de Deus») e por Rodrigo Pimentel, chega-nos o controverso filme baseado na experiência de 19 anos de Pimentel como oficial da polícia militar e capitão da BOPE.
Palmarés:
Vencedor do Festival Internacional de Berlim - Urso de Ouro - José Padilha.
Nomeado para Grande Prémio do Cinema Brasileiro:
Melhor Actor - Wagner Moura, Melhor Realizador - José Padilha, Melhor Filme e Melhor Argumento Original - José Padilha, Braúlio Mantovani, Rodrigo Pimentel.
Vencedor do Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte - Melhor Realizador - José Padilha.
Texto: Lusomundo
Site oficial
Classificações
IMDb: 8,2/10 (7.876 votos)
Nunca vi Tropa de elite. Apesar de todo o sucesso que fez aqui no Brasil. Antes de estou lendo o livro que baseou o filme, Elite da Tropa. Depois com certeza verei!
ResponderEliminarInteressante filme, a "galera" Brasileira deu-me o orgulho de o ver.
ResponderEliminarComo eles me disseram e eu agora admito, é um filme muito forte. Face a tudo o que vi, admito que na realidade o que acontece no filme até poderá ser bem pior. Mas quem vê o filme até pode achar exagero. Poderá haver aspectos que sim, mas tudo é aceitável na realidade (infelizmente).
Abraço
Roger
Finalmente chegou às salas, a ver se o consigo ir ver, parece-me uma boa sugestão.
ResponderEliminarAbraço
Um filme que me deixou, desde logo, curiosidade assim que foi lançado no Brasil. Reforçada pela reportagem da SIC sobre os BOPE.
ResponderEliminarA ver se arranjo uma oportunidade para o ver nas salas de cinema.
Abraços.
infelizmente já o vi em dvd :/
ResponderEliminarmas, recomendo vivamente a sua visualização em cinema..está muito bom e, wagner moura tem um desempenho de realçar.
Bjo e, um excelente fds
Anita pirata :)
ResponderEliminarAs criticas são muito boas. Espero que o red dust me ofereça um bilhete para ir ver ao cinema.
Anita: tu sabes da poda. Está recomendado, está recomendado... :)
ResponderEliminarPaulo: ai se a Anita lê... :)
Bilhetinho, Paulinho? :)
Não me digas que te 'enterraste' mesmo todo no PSI.
Fiquem bem!!!!!
Amigo Red Bust;
ResponderEliminarTemos muita gente a quem todos os dias lhes cai dinheiro... lool Não fale no PSI ou outro índice qualquer, todos os dias a cair o din. :-(
O que me vale é que não tive disponibilidade para desembargos. Ufa!
paulo: eu não sou pirata :) pelo contrário...mas, para teres noção eu vi este filme em Outubro do ano ano passado, por isso, pensei que seria um daqueles a vir directamente para dvd, sem passar no cinema. Mas, é um filme a ver no grande ecrão sem dúvida:)
ResponderEliminarRed, vai lá ver ao cinema:)) e, se não gostares para compensar eu ofereço-te um pacotinho de cini minis ehehehe:)))
Rogério: não me digas que também andas pelas areias movediças do PSI. Tempos perigosos. Todos os 'peixinhos' que lá caem são devorados se querem estar longos...
ResponderEliminarAnita: vamos ver se há oportunidade... :)
Tenham um óptimo fim-de-semana!!!!!
red dust: Todo, não :) Ainda sobrou uns trocos para as pipocas
ResponderEliminarRed é um filmaço, o melhor feito por aqui depois desde "Cidade de Deus" e infelizmente mostra a realidade...
ResponderEliminarAbraço
Embora não tenha a ver com esta força policial, fiquei extremamente chocado com o que se passou por aí com o menino João. Como é que é possível?
ResponderEliminarAbraço.